89999060314
contato@radiomoderna.com.br

Porque sertanejo esta na preferencia musical das pessoas?

Porque sertanejo esta na preferencia musical das pessoas?

Sertanejo universitário é um estilo musical originalmente de Goiânia, capital do estado de Goiás que provém de uma mistura da música sertaneja, da música brega com toques e batidas provenientes do arrocha. É considerado o terceiro segmento na evolução da música sertaneja, estando atrás do sertanejo dito raiz, também chamada música caipira, e do sertanejo romântico brega, muito popular entre as décadas de 1980 e 1990. Canções simples predominam nesse estilo, e por conta dos cantores do gênero serem em sua maioria jovens é considerado “universitário”.

Sertanejo é um estilo musical que trata com respeito, apaixonante, e tocado pelo som da viola. Agrada o publico jovem, possui letras que não ofendem e buscam trazer alegria.

Histórico

De origem pantaneira vinda do estado do Mato Grosso do Sul e com reflexo no estado de Goiás, tem como os primeiros a tocar a dupla João Bosco & Vinicius, que em 1994 iniciaram sua carreira tocando em bares para universitários na capital, Campo Grande. O público da dupla passou a ser composto basicamente de universitários, iniciando a renovação do gênero sertanejo no Brasil: o “Sertanejo Universitário”.

A interação entre o interior e a metrópole no âmbito acadêmico contribuiu para o surgimento do estilo próprio.Tendo as violas e violões se disseminado nos campus e repúblicas estudantis, a velha música sertaneja acabou por associar ao violão e à viola instrumentos modernos como guitarras, baixos, bateria, metais e instrumentos de percussão.

O resultado inicial foi uma nova roupagem das antigas e clássicas raízes sertanejas que com o avançar dos anos foram se distanciando dos estilos percursores e adquirindo identidade própria. Neste cenário novo as influências musicais dos jovens do interior também foi gradativamente se misturando com outros estilos, em especial o pop, o arrocha e o funk carioca, estilos geralmente predominantes nas festas promovidas pelos jovens acadêmicos.

Pesquisa

O serviço de streaming Spotify divulgou, em dezembro, diversos rankings referentes a 2017. No Brasil, Matheus & Kauan, Jorge & Mateus, Henrique & Juliano, Marília Mendonça e Wesley Safadão ocuparam as cinco primeiras colocações dentre os artistas mais ouvidos. Exceto pelo último, os demais também tiveram seus álbuns na lista dos cinco mais tocados.

 

 

No Comments

Add your comment